EXÚ

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na Umbanda, Exu compõe uma linha de trabalho à esquerda. São espíritos que passaram por várias encarnações com acertos e erros, como todo o ser humano, mas com o diferencial que houve a evolução e voltaram ao caminho da Lei Divina, obtendo o direito para se assentarem à esquerda dos Orixás e trabalharem no auxílio à nossa evolução.

 

Exu atua como Guardião da Lei Maior, onde esgotam as negatividades, dos seres que se desviam das Leis do Criador, em qualquer dos sete sentidos da vida, depois, vitaliza  e neutraliza as qualidades positivas, deixando o magnetismo apto para que volte ao caminho da evolução.

 

Como todas as Linhas da Umbanda são amparadas pelas Leis Divinas e seus Mistérios, onde cada uma das correntes carrega os seus, como na Linha dos Caboclos é sustentada pelo Orixá Oxossi, como os Pretos Velhos são amparados pelosa Mistérios dos Orixás Obaluaiê e Nanã, e da mesma forma o Mistério da Linha de Exu, também é sustentado pelo Orixá Exu, mesmo que não seja cultuado diretamente na Umbanda, mas está presente e atuante, pois suas Entidades precisam de sua sustentação da mesma forma como os outros Orixás, inclusive ao Orixá Exu.

 

E é desta forma que Exu trabalha na força e no poder do Orixá Exu, quando se apresenta nas consultas particulares, como nas Giras, dando passes de descarrego ou de cura.

 

Exu recebe suas oferendas de acordo com a finalidade que foi oferecida ou solicitada, nas matas para prosperidade, nos rios para cortar demandas, nas pedreiras para justiça, nas estradas e encruzilhadas para abrir caminhos, nos cemitérios quando for para um pedido de saúde com Obaluaiê, pois Ele é o poder da transmutação de um lado para o outro.

 

O Orixá Exu é um dos mais antigos ancestral, cultuado na mãe África, pois é desta forma em todas as regiões, pois Ele representa a fertilidade em todos os caminhos. Foi enviado por Zambi para servir de ligação entre a terra e o astral.

 

As encruzilhadas são o encontro de duas realidades, de duas verdades, como razão e emoção, material e astral, luz e trevas ou seja, o encontro de dois caminho. É a representação do Ponto de Força de Exu, pois Ele está  em todos os caminhos, em todos os lugares e passagens, não apenas na encruzilhada, na rua, na mata, mas sim em todos os pontos que marcam a entrada e a saída de uma realidade  - são pontos de firmeza e manifestação de Exu.

 

Não podemos esquecer que Exu é o Guardião, o intermediário, mensageiro entre a terra e o céu ou seja, aquele que liga a nossa vida a Zambi (Deus).

 

Lembramos que devido aos Mistérios muitas coisas não são bem interpretadas, a não ser que Exu atua no alto, em baixo, à direita, como na esquerda, guardando e mantendo a Lei e a Ordem da Criação - é bom lembrar que Exu é a luz que clareia as trevas através das sombras.

 

Exu é ativo, passivo e neutro, Ele guarda e protege quem faz por merecer o Amparo da Lei Divina, é o que chamamos de atuação passiva; também intervém como executor da Lei contra quem viola as Leis do Criador; para esgotar sua força negativa, esta é a atuação ativa; na atuação neutra vitaliza a positiva para neutralizar o seu magnetismo, para que possa recomeçar seu trabalho evolutivo.

 

Exu não ataca ninguém, só faz  cumprir a comando da Lei Maior, quando é ativado pela delimitação da Lei Divina, para que cada um receba o que é seu por direito.

 

Quanto à demonização de Exu nos seus Mistérios, foi provocado aquando do início da colonização das Américas com a chegada dos escravos e logo depois os padres da Companhia Jesus, os Jesuítas, que assemelharam Exu ao diabo, que nada tem haver como acabamos de ver anteriormente, pois para eles tudo que não fosse professado pela Igreja Católica, e que hoje foi também incorporado pelos evangélicos, só poderiam ser demônios no geral.

 

Antes de qualquer atividade louvamos a Exu é o reconhecimento que Ele foi o primeiro da criação de Zambi (Deus), para ajudar a povoar a terra e desta maneira o reverenciamos para que tudo ocorra dentro da normalidade dos Mistérios da Lei, para absorver as negatividades possíveis, e sempre em sua firmação que fica do lado de fora do ambiente Religioso, para irradiar a tranquilidade.

 

LAROIÊ EXU, LAROIÊ MOJUBÁ EXU

​© 2014 ATUMOX

  Todos os direitos reservados

Transporte público (Metro):

Linha da Póvoa, saída na Estação de Modivas Centro, virar à direita e na primeira de novo à direita (encontra-se na Rua Modivas  de Baixo)

  • Facebook - White Circle
  • White YouTube Icon