A CRIAÇÃO DOS ORIXÁS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Olorun, o grande ser supremo, depois de fazer a junção do ar do início dos tempos e das primeiras águas, criou um ser encantado todo branco e muito poderoso, ao qual ELE chamou de OXALÁ.

Logo em seguida criou outro Orixá que possuía os mesmos poderes e o chamou de NANÃ, dando-lhe a essência feminina que habitaria o lado esquerdo de OLORUN já que à sua direita já estava OXALÁ e os incumbios de povoarem o Ayiê (terra).

Neste mesmo período foram criados os demais Orixás que formaram o grande exército de OLORUN.

EXÚ foi o terceiro ORIXÁ criado que serviria de elo entre todos os outros ORIXÁS e OLORUN, e foi daí que criou-se o costume de sempre em todas as ocasiões de homenagear e cuidar sempre em primeiro lugar a EXÚ, pois Ele é o mensageiro em todas as ocasiões e é também quem carrega os Ebós.

EXÚ é um grande ORIXÁ na UMBANDA e na realidade é o nosso grande guardião da Luz para as Sombras, e das Sombras para as Trevas, pois é ELE quem combate as entidades Kiumbas que muitas vezes se fazem passar por EXÚ, que ao invés de ajudar vem só para atrapalhar.

Devemos nós umbandistas entender que não devemos nunca fazer associação de EXÚ, com o demónio, pois não há nada que nos venha fazer que tenha alguma ligação, ELE só é diferenciado na forma em como é cuidado e tratado e o porquê de ser sempre o primeiro a ser reverenciado.

Como o mensageiro de ligação entre tudo e todos com o grande ser SUPREMO OLORUN, tem a primazia de ser sempre o primeiro em todas as ocasiões mesmo nas do dia a dia.

 

Informação Importante :

Também quando fazemos uma oferenda para um EXÚ, devemos nos lembrar que quando o fazemos é sempre com algum interesse particular, que deverá ficar restrito entre a pessoa e a quem ajudou para fazer este ato, e o qual nunca deverá ser cobrado de EXÚ pois ele como castigo poderá fazer com que tenha um desfecho diferente do que se pretendia, como quando se pede uma união, ELE poderá simplesmente fazer o inverso ao invés de aproximar poderá aumentar a distância entre as pessoas.

Primeiro faça como EXÚ diz, nunca o que lhe vier a cabeça e entender que tudo tem seu tempo para que aconteça, que para uns é muito rápido e para outros é de um tempo muito longo, pois acontece que se deve pagar por alguma pena Kármica anterior que inclusivé poderá ser de encarnações passadas, que muitas vezes não é de conhecimento de ninguém pois ficou muito bem guardada, mas caso seja descoberto, a pessoa terá que fazer primeiro um(Sacudimento) para descarregar suas dívidas passadas, para que depois tenha o direito de solicitar a ajuda dos ORIXÁS sejam eles quais forem.

​© 2014 ATUMOX

  Todos os direitos reservados

Transporte público (Metro):

Linha da Póvoa, saída na Estação de Modivas Centro, virar à direita e na primeira de novo à direita (encontra-se na Rua Modivas  de Baixo)

  • Facebook - White Circle
  • White YouTube Icon